terça-feira, 20 de outubro de 2015

Tratamento natural para sinusite


A sinusite, uma inflamação dos seios da face, acomete muitas pessoas de forma crônica ou aguda,

causando sintomas muito incômodos.

Os seios da face são cavidades que servem para aquecer o ar que inspiramos, dão ressonância à voz e diminuem o peso do crânio. Estas cavidades são revestidas com mucosas parecidas com a do nariz, com glândulas produtoras de muco que retém materiais estranhos introduzidos através das vias aéreas e cílios que levam esses  materiais ao nariz para eliminá-lo. Esse fluxo de muco é permanente e imperceptível, mas, se houver alguma alteração anatômica, infecção ou alergias que causem inflamação na mucosa, e possibilitem a instalação de algum germe, a sinusite se instala.

Sintomas da sinusite
Os sintomas diferem um pouco entre as formas crônica ou aguda:

- AGUDA: há dor de cabeça na região da face onde se encontra o seio comprometido, podendo ser uma dor forte, pulsante, em pontada ou uma sensação de peso na cabeça. Comumente há obstrução nasal e presença de secreção amarelada ou esverdeada, podendo apresentar-se sanguinolenta e dificulltando a respiração. Também são comuns a febre, a coriza, cansaço, tosse, dores musculares e perda de apetite.

- CRÔNICA: são os mesmos sintomas, mas variam em intensidade e, pode não ocorrer febre ou dor nos seios da face. O principal sintoma é a tosse, que geralmente é noturna e piora quando a pessoa deita, já que a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais, irritando as vias aéreas e provocando a tosse. Os acessos de tosse costumam acontecer pela manhã e durante o dia chegam a desaparecer, voltando a ocorrer ao deitar-se.

A sinusite pode ser tratada, além dos medicamentos que costumam ser prescritos pelo médico, através de certas medidas caseiras, como pingar a solução salina no nariz várias vezes ao dia e fazer inalações com vapor de ervas. Também alguns chás podem ser muito bons no tratamento da sinusite.

Confira uma receita de chá para ajudar a melhorar os sintomas da sinusite

INGREDIENTES:
-1/2 colher de sopa de tanchagem;
-1/2 colher de sopa de boldo do Chile;
-1 xícara de água fervente.
PREPARO DO CHÁ: Ferver a água e colocar numa garrafa térmica sobre as ervas, deixando-a fechada por quinze minutos. Coar e beber nos momentos de crise de sinusite.

Posologia:

ADULTOS: beber de três a cinco xícaras ao dia;

CRIANÇAS: maiores de um ano de idade, dar 1/4 de xícara, três vezes ao dia.