terça-feira, 13 de outubro de 2015

Tratamento natural de cravos e espinhas.

É comum que, apareçam alguns cravos ou espinhas na nossa pele, elas são manifestações comuns da acne. Embora seja natural, é também perigoso, já que podem comprometer a pele (pode deixar cicatrizes), possibilitam às bactérias de infiltrarem-se no organismo e ainda pode causar distúrbios psicológicos. Afetando principalmente adolescentes e jovens adultos, a acne é resultado da gordura produzida pelas glândulas sebáceas para proteger a pele. O problema aparece com mais frequência no tronco e na face, devendo ser tratado assim que der sinal de existência. Para amenizar o efeito dos cravos e espinhas, existem alguns chás que ajudam a secar e manter a área infectada livre de inflamações mais perigosas. Confira a seguir algumas receitas:
   


Para ir secando e limpando as espinhas, lave o rosto ou aplique com o algodão o chá de bardana. Para fazer basta colocar duas colheres de chá da raiz seca ou fresca cortada em pedacinhos para meio litro de água fria. Deixe que descanse por seis horas, leve ao fogo e deixe que ferva por um minuto. Quando esfriar, coe e lave a face de duas a três vezes ao dia. Se não quiser lavar, aplique o chá com auxílio do algodão na espinha inflamada.

Chá de alecrim

O alecrim costuma ser eficiente no combate aos cravos e às espinhas. Para fazer, coloque uma xícara de água para que ferva, retire do fogo e adicione uma colher de sopa de alecrim seco. Deixe abafado em infusão por dez minutos, coe o chá e aplique nos cravos e espinhas. Se sobrar o líquido, guarde-o na geladeira e use no dia seguinte. Jamais faça o uso do mesmo chá depois de dois dias (48 horas), despeje-o fora.

Chá verde

Não é só para emagrecer que o chá verde é eficiente. Ele pode ser usado contra a acne e ainda não deixa a pele ressecada, pois tem o poder de neutralizar a ação das bactérias, já que é rico em antioxidantes e polifenóis. Faça uma infusão com as folhas do chá verde, deixe amornar e aplique na região que contém as espinhas.

Chá de folha de goiaba

Essa receita vale tanto para as espinhas quanto para os cravos. Para fazer: selecione folhas secas da goiabeira (as que ficam próximas à fruta), pique e reserve. Enquanto isso, ponha uma xícara de água para ferver e, assim que levantar fervura, adicione uma colher de sopa das folhas picadas e feche a panela. Deixe por dez minutos, coe e deixe esfriar para poder aplicar na área dos cravos e espinhas com um algodão.


Máscara de mamão

Ingredientes:
2 ou 3 colheres (sopa) de creme de leite
1 mamão
Descasque um mamão, retire as sementes e amasse a polpa. Em seguida, adicione 2 ou 3 colheres (sopa) de creme de leite. Aplique com uma compressa no rosto e deixe agir por 30 minutos. Remova a máscara com água quente.


Mel e canela

Ingredientes:
1 colher (sopa) de mel
1 pitada de canela
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Água
Misture uma colher (de sopa) de mel, uma pitada de canela, uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio e água – o suficiente para formar uma pasta. Aplique no rosto e deixe agir de 10 a 15 minutos e depois lave bem.